Os tipos de mediunidade

Bom dia esposa e amigos!

Continuando o papo sobre mediunidade...

Existem mais de 100 tipos de mediunidade, aqui citarei apenas os mais comuns. São eles:

  • Intuição: é um tipo de mediunidade onde o médium recebe em seu pensamento, sob a forma de sugestão, mensagens provindas de um espírito. A intuição nem sempre deve ser seguida, a não ser que o médium consiga identificar a entidade que a está intuindo. Essa identificação o médium aprenderá a fazer com o seu desenvolvimento mediúnico, pois cada entidade produz uma sintonia diferente no organismo.
  • Incorporação: é a mediunidade em que o médium sintoniza a vibração da entidade e essa vibração toma conta de todo o seu corpo. A sintonia é mental e pode produzir uma incorporação parcial ou integral. Na incorporação parcial, o médium fica consciente, isto é, ele sabe que está ali, sente, observa, mas não domina o corpo e nem controla o raciocínio. Ao desincorporar, embora tenha sido espectador de si mesmo, perde a noção do tempo e também a noção de muita coisa que se passou. Na incorporação parcial pode haver uma quebra de sintonia ocasional, o que permitirá ao médium interferir na comunicação.Na incorporação integral, o médium fica completamente inconsciente, pois há uma perfeita sintonia com a vibração da entidade. Nesse caso, não existe a possibilidade de interferência, e ao desincorporar, o médium não se lembra de nada do que se passou.
  • Vidência: é o tipo de mediunidade que, quando desenvolvida, permite ao médium ver as entidades. Pode ser de três tipos: direta, intuitiva e focalizada. A direta, o médium pode ver as entidades de quatro maneiras diferentes; na projeção o médium vê apenas um facho de luz, uma coloração que depende da vibração atuante, não vê forma humana e nem identifica a entidade; na parcial o médium percebe uma forma humana ao lado de quem está trabalhando espiritualmente, mas ainda não dá uma perfeita identificação, apenas uma forma, um contorno; no acavalamento o médium vê a entidade por cima dos ombros de outro médium, já percebe se é masculina ou feminina, preto velho, caboclo ou outro falangeiro qualquer, se os cabelos são curtos ou longos, etc... alguns médium com esse tipo de vidência, algumas vezes, relatam que a entidade tem mais de dois metros de altura porque não percebem que a entidade está acima dos ombros do médium produzindo uma falsa sensação de altura; no encamisamento o médium vê a entidade toda, perfeita, isso acontece na incorporação integral, quando a entidade toma conta do corpo todo do médium. Na vidência intuitiva, o médium vê apenas com a mente, ele se concentra e recebe a imagem na mente, por intuição. Na vidência focalizada o médium utiliza algum objeto para para a vidência, como um copo d'água ou um cristal, as imagens aparecem no objeto de vidência.
  • Clarividência: é um tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro. Os clarividentes podem ver os corpos mental e astral de outras pessoas, e tomar conhecimento da vida em outros planos espirituais. É um tipo de mediunidade muito raro de ser encontrado.
  • Audição: o médium ouve uma voz clara e nítida em seus ouvidos, dessa forma recebe as mensagens. Os médiuns auditivos, devem tomar os mesmos cuidados que os intuitivos no que diz respeito a identificação de quem está dando a mensagem.
  • Transporte: é a capacidade de visitar espiritualmente outros lugares, enquanto o corpo físico permanece em repouso, o espírito se desliga do corpo e vai para o espaço. Esse transporte pode ser voluntário ou involuntário. No transporte voluntário, o médium se predispõe a realizá-lo. Ele se concentra e se projeta espiritualmente a outros lugares tomando conhecimento do vê e do que ouve. O transporte involuntário ocorre durante o sono, todos nós nos desligamos do corpo durante o sono e visitamos lugares e pessoas dos quais não nos recordamos quando acordamos.
  • Desdobramento: é um transporte no qual o espírito do médium fica visível a outras pessoas. O corpo físico fica repousando, o espírito se desliga e transporta-se para outros ambiente, e nesse ambiente fica visível.
  • Psicografia: tipo de mediunidade muito comum, pode ser intuitiva, semi-mecânica ou mecânica. É a capacidade de receber comunicações pela escrita. Na psicografia intuitiva, o médium recebe as mensagens na mente e passa para o papel, é pura intuição. Na psicografia semi-mecânica, o médium, a medida que vai escrevendo, vai também tomando conhecimento do que escreve, a entidade atua na mão e na mente do médium. Na psicografia mecânica, o espírito atua somente na mão do médium, que escreve sem tomar conhecimento da mensagem recebida.
  • Psicopictografia: é similar a psicografia, mas ao invés do espírito usar a mão do médium para escrever, usa para pintar.
Esses são os tipos mais comuns de mediunidade. Vou encerrar o post sobre o assunto por aqui, e já vou pensando sobre o que serão os próximos posts sobre a Umbanda.
Um grande abraço a todos!
Saravá!
As informações postadas aqui, foram retiradas de um texto fornecido pela Fraternidade de Umbanda Esotérica Caboclo Pena Branca e Pai Congo de Aruanda.
Links relacionados:
Sintomas da mediunidade
Primeiro post sobre mediunidade

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Os sintomas da mediunidade

Bom dia esposa e amigos!

Continuando o post sobre mediunidade. Hoje vou falar sobre os sintomas da mediunidade, os mais comuns são:

  • Sintoma clássico: suor excessivo nas mãos e axilias, principalmente nas mãos. As mãos ficam molhadas, quase geladas. Os pés também podem ficar gelados, as maçãs do rosto muito vermelhas e quentes e as orelhas ardem.

  • Depressão psíquica: a pessoa fica totalmente instável, passando de uma grande alegria para uma profunda tristeza sem motivo aparente. Fica melancólica e sente uma profunda solidão. É como se todo mundo estivesse voltado contra ela. É facilmente irritável, e nessa fase, ela vai ferir com palavras e gestos aqueles que mais gosta.

  • Alterações no sono: sono profundo ou insônia. A insônia é provocada pela aceleração no cérebro devido a vibração. Os pensamentos voam de um assunto pro outro, incontroláveis, e a pessoa não consegue dormir. O sono profundo é devido a perda de ectoplasma, de força vital. Há um enfraquecimento geral do organismo e as vibrações da pessoa são reduzidas.

  • Perda de equilíbrio e sensação de desmaio: a perda de equilíbrio é uma sensação muito rápida, a pessoa pensa que vai cair, mas a sensação passa antes que ela consiga fazer qualquer gesto para se segurar. A sensação de desmaio, normalmente, acontece quando a entidade se desliga do médium de maneira brusca, a pessoa fica muito pálida e precisa se sentar pra não cair. Às vezes ocorre a sensação de vômito ou diarréia, um copo de água com bastante açúcar e respiração pela narina direita normalmente bastam para resolver essa situação.

  • Taquicardia: comum em algumas pessoas. Ocorre uma alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, fruto da aceleração provocada pela vibração atuante.

  • Medos e fobias: a pessoa fica com medo de sair sozinha, de se alimentar, de tomar remédios, pois acha que tudo lhe fará mal. Às vezes tem medo de dormir sozinha ou com a luz apagada. É muito comum também uma total insegurança em tudo o que vai fazer.


Todos esses sintomas tendem a desaparecer com a preparação espiritual e o desenvolvimento mediúnico, mas o tempo necessário ao desenvolvimento dependerá muito do grau de mediunidade, do interesse e da preparação espiritual do médium.


Existem vários tipos de mediunidade, citarei os mais comuns no próximo post.


Saravá!

As informações postadas aqui, foram retiradas de um texto fornecido pela Fraternidade de Umbanda Esotérica Caboclo Pena Branca e Pai Congo de Aruanda.
Links relacionados:

Primeiro post sobre mediunidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mediunidade

Bom dia a todos, bom dia esposa!



Resolvi retomar meus posts sobre a Umbanda, ajuda no meu aprendizado e espero que ajude a desmistificar essa maravilhosa e discriminada religião. Nós umbandistas somos muitas vezes chamados de macumbeiros e de coisas piores, mas nossa fé é baseada no amor e na caridade, um dia, sabemos que isso vai mudar e a Umbanda será reconhecida como deve ser.

Nesses posts eu contei um pouco da história da Umbanda:


Mas antes de falar especificamente de Umbanda, vou falar um pouco sobre Mediunidade.

Uma das frases que mais ouvi de nosso Pai e Mãe de Santo, é que nós médiuns somos apenas canais. O que significa isso, vou transmitir aqui um pouco do que aprendi dentro do terreiro com pessoas que sabem muito mais do que eu.

Uma das coisas que admiro muito dentro do templo que eu faço parte, é que eles colocam o conhecimento a nossa disposição através de recomendações de livros, e textos escritos por eles mesmos para que possamos assimilar esse conhecimento e trabalhar em nosso crescimento. E é baseado nesses textos que eu tentarei transmitir um pouco de informação a quem interessar.

A mediunidade é a capacidade que temos, em diferentes graus, de servirmos de veículo de comunicação entre o plano físico e o plano espiritual, ou seja, canais.

É a principal ferramenta utilizada pela Umbanda em seus trabalhos, através dela, os médiuns exercem poder de cura, aconselhamento e de realização espiritual para aqueles que buscam auxílio.

Através da mediunidade ocorre o contato com os mestres espirituais e também, através dela, sanamos nossas deficiências evoluindo pela prática da caridade que ela nos oferece, no intuito de diminuir nossas dívidas para com a sociedade. É uma missão, um dom.

A mediunidade pode ficar adormecida por toda a vida e não causar maiores problemas ao médium, ou pode explodir, causando transtornos na saúde, na vida sentimental e profissional dependendo da sensibilidade do médium, que varia de pessoa para pessoa. Esses transtornos não são causados diretamente pela mediunidade, mas pelo comportamento que a pessoa passa a ter devido a instabilidade emocional, a falta de autocontrole e a captação de energias, nem sempre boas, de pessoas com quem convive e dos ambientes que frequenta. Tudo isso contribui para que a pessoa se indisponha com seus entes, amigos e colegas de trabalho.

A mediunidade é um dom que precisamos aprender a controlar e que precisa ser disciplinado, para isso, fazemos muitas vezes o uso do "Desenvolvimento Mediúnico".

Existem sintomas característicos da mediunidade, falarei sober eles num próximo post.



Saravá!

As informações postadas aqui, foram retiradas de um texto fornecido pela Fraternidade de Umbanda Esotérica Caboclo Pena Branca e Pai Congo de Aruanda.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ganhei um selinho do meu amor...

Vamos lá... A FlahH me de esse selinho:



Aqui vão as regrinhas:


-1° Indicar a 10 blogs
*Não conheço muitos blogs além do Boteco... então vou ficar devendo...*


-2° conte um sonho que você tem
Fazer meu amor a pessoa mais feliz no mundo...


-3° uma frase que te veio agora na cabeça
Thor sai da chuva! (meu amor adora essa... rs)
-4° seu maior medo
Perder tudo que eu conquistei nesse último ano...


-5° um livro que você leu e ficou sonhando
O Hobbit... 
-6° seu (sua) melhor amigo
Flávia


-7° uma musica que te faz sonhar
Gentileza - Marisa Monte
(
O mundo é uma escola, A vida é o circo, Amor palavra que liberta, Já dizia o Profeta)

-8° você tem um amoleto?qual é?
Essa tá respondida pela esposa... nossa aliança.. muito além de um simples amuleto...
-9° conte um sonho que você teve e ficou com medo   
Nenhum....!


-10° essa regra é a melhor de TODAS  sonhe,sonhe,sonhe & SONHE!
Sonhando juntos...
- Comprar nossa chácara.
- Ter filhos.
- Emagrecer. (Não preciso desse.. mas apoio a esposa)
- ...continuar sendo mto feliz!






Prontinho meu amor... respondido =]


Te Amo!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS