Pai Velho - YORIMÁ
Yorimá é a vibração ou linha de força espiritual, sob a qual estão situados os espíritos que podem exercer uma ação geral sobre os viventes e os encarnados. É a faixa vibratória que acolhe os Magos da Experiência, da sabedoria. E o mestrado da magia envolvendo os aspectos da terapêutica natural, astral e oculta. São os senhores do cabalismo, pela ação das rezas de força, etc.
Na Umbanda, apresentam-se como espíritos de "Pretos-Velhos". Segundo a Lei do Verbo, a linha de Yorimá reflete ou traduz: Potência, ordem, princípio permanente. São entidades muito evoluídas que a vários milênios encarnam e desencarnam, adquirindo assim, muita experiência do dia a dia da humanidade.
O termo Yorimá foi um dos raros termos sagrados que se manteve sem nenhuma alteração. O que aconteceu é que esse termo foi completamente esquecido e postergado. Mesmo os vários povos que foram conhecedores da Proto Síntese Religio Científica, dentre eles os africanos, não guardaram o termo Yorimá, o qual representa uma Protestade Cósmica ou Orixá Ancestral. Esse termo foi realmente revelado, ou relembrado, através do Movimento Umbandista em sua mais alta pureza e expressão. Traduzindo esse vocábulo segundo a Coroa da Palavra.
Pretos-Velhos são entidades muito sábias, nos passam muitas mensagens com suas histórias e metáforas que nos fazem pensar, exercitar nosso cérebro trazendo a tona o nosso próprio conhecimento, nos enriquecendo e nos ajudando a evoluir por nossas próprias pernas, nos guiam e nos ensinam através do amor e com muita paciência.
Saravá!
Texto sintetizado a partir da apostila do nosso mestre YAUARA, líder da Fraternidade de Umbanda Esotérica do Caboclo da Pena Branca e Pai Congo de Aruanda.
1 comentários:
Olá! Sou espírita kardecista e gosto muito de ler, estudar, me informar, por isso estou gostando muito do seu blog. Acho que tanto pra elogiar quanto pra criticar é preciso conhecimento de causa, e muitas pessoas não fazem isso, seja qual for o assunto. A ignorância é uma grande mal! Continue com seus posts.
Abraço.
Postar um comentário