A Tríade da manifestação na Umbanda - Parte 1 de 3

Boa noite a todos! Boa noite esposa!


Vou iniciar hoje uma série de posts sobre a Tríade de manifestação na Umbanda, o movimento umbandista da atualidade apresenta templos com ritualísticas distintas e proporcionais a cultura e ao alcance consiencional do grupo em questão, porém não vou entrar nesse tipo de detalhamento, o que eu quero apresentar aqui é o que é comum a todas essas ritualísticas, que vem a ser a Tríade, representada por entidades vibracionais que se apresentam na forma de Criança, Caboclo e Preto Velho. Vou dedicar um post para cada uma dessas entidades, começando pelas Crianças.


Criança (YORI)


O termo sagrado YORI foi um dos raros termos sagrados que se manteve sem nenhuma alteração. O que aconteceu é que esse termo foi completamente esquecido e postergado. Mesmo os vários povos que foram conhecedores da proto-síntese religio-cientifica, dentre eles os africanos, não guardaram o termo YORI, o qual representa uma Potestade Cósmica ou Orixá Ancestral. Esse termo sagrado, assim como YORIMÁ, era de pleno conhecimento da pura Raça Vermelha ,só se apagando do mental do Ser humano após a catástrofe de Atlântida. Ele ressurgiu através do Movimento Umbandista, em sua mais alta pureza e expressão. Traduzindo-o segundo a "Coroa da Palavra", através do alfabeto Dâmico, teríamos, resumidamente YORI = A Potência Divina Manifestando-se; A Potência dos Puros.


A maioria das entidades que se apresentam na Umbanda usando a roupagem de crianças são Seres espirituais Mestres no conceito do BEM e do PURO, oriundos de Pátrias Siderais, embora alguns tenham encarnado no início dos tempos do planeta Terra, no seio da poderosíssima Raça Vermelha. Esses espíritos muito contribuem para a elevação moral do terráqueo, e na Umbanda ensinam os Filhos de Fé que a única forma de se levar vantagem é sendo PURO, como é a CRIANÇA. São verdadeiros magos da pureza, conquistando-a a milhares de anos em vários lócus do Universo.


Essas entidades espirituais, infelizmente, são pouco conhecidas pela maior parte dos Filhos de Fé, que só querem vê-las como crianças peraltas ou insubmissas. Não obstante não serem evocados e nem suas energias serem usadas pelos melhores Filhos de Fé, o trabalho dessas entidades é incansável, tendo energias inesgotáveis como uma criança e sabedoria a de um ancião, atuando por cima no Astral Superior, descendo vez por outra, quando encontram uma ressonância vibratória ambiental ou mediúnica. Assim atua na atualidade a possante Corrente das Crianças.


Os 7 Orixás menores - Os Guias - Os Protetores


Os 7 Orixás menores são os que representam, aqui no Planeta Terra, em seu plano físico e astral. O Orixá Ancestral. Os 7 Orixás da Vibração de YORI são:


  • TUPAZINHO
  • YARIRI
  • ORI
  • YARI
  • DAMIÃO
  • DOUM
  • COSME

Deixo aqui minha pequena contribuição a respeito dessas tão incompreendidas entidades que se apresentam como crianças, aprendamos a dar o valor que esses sábios magos merecem, eles não precisam de balas e doces, festas e lambanças para trabalhar, são muito maiores do que isso. As balas, doces e guaraná que esses maravilhosos mestres utilizam são para serem benzidos e vibrados para nossa proteção, são apenas suas ferramentas de trabalho.



Salve as Crianças da Umbanda!


O próximo post dedicarei aos Caboclos.


Saravá!


Texto sintetizado a partir da apostila do nosso mestre YAUARA, líder da Fraternidade de Umbanda Esotérica do Caboclo da Pena Branca e Pai Congo de Aruanda.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

FlahH* disse...

...vc como sempre escrevendo super bem!

Me orgulho de vc, cada dia mais..


te amo mto meu branquelo!

Postar um comentário