Radiografia da Umbanda

Acreditamos que todos os Umbandistas tenham interesse em conhecer melhor a Religião que professam. Sabemos que infelizmente as informações sobre a nossa Religião são muito incompletas e devido a vários preconceitos, as informações divulgadas na imprensa de uma maneira em geral são distorcidas.
Entre os Umbandistas poucos são aqueles que conhecem profundamente a abrangência do Movimento Umbandista, talvez devido a falta de estudos e informações.
Infelizmente o tipo de literatura encontrada não satisfaz - ou são livros de "receitas" sobre os trabalhos, despachos e entregas, ou romances com excessos de "esoterismos" muito comum nesta "Nova Era".
Comum também são as informações completamente distorcidas da realidade e que acabam sendo divulgadas entre os adeptos da Religião, como informações verídicas.
Como exemplo podemos citar alguns destes disparates:
"A Umbanda é a maior Religião do Brasil".
"Umbanda é uma religião da Raça Negra"
"Umbanda é Religião de pessoas analfabetas provavelmente de áreas rurais"
"O numero de participantes do Candomblé é muito maior que dos Umbandistas" etc...
Em função destas incoerências realizamos algumas pesquisas no IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde encontramos algumas informações atualizadas sobre o movimento Umbandista.
A maioria das informações apresentadas são referentes ao censo de 1991 e 2000.
Não pretendemos emitir nenhuma conclusão sobre os dados apresentados neste trabalho, somente achamos que as informações divulgadas deverão ser objeto de estudos e debates (nas listas de e-mail),para que se possa multiplicar as informações divulgadas neste ensaio.
A primeira pergunta que todos fazem é: Afinal quantos somos?Para responder a esta questão incluímos abaixo uma tabela com os dados de 1991:
Em 1991 o IBGE realizou as pesquisas e incluiu em seus questionários como opção única Umbanda e Candomblé, totalizando 648.463 pessoas que declararam que praticavam um destes cultos.
Candomblé ou Umbanda, quem tem mais adeptos?
É comum os adeptos da Umbanda , acreditarem que o número de praticantes de Candomblé seja maior do que o de Umbanda, pois é visível que nossa Religião irmã o Candomblé possui um espaço muito maior na mídia, inclusive com o apoio de políticos conhecidos ,Antropólogos, tombamentos de Terreiros etc...
O Candomblé trata-se de uma Religião originaria da África e que procura manter suas tradições, bem diferente do que chamamos Umbanda.
O censo 2000 esclarece esta situação, vejamos:

No censo de 2000, foram separadas as duas Religiões - Candomblé e Umbanda, onde observamos:
Candomblé: 139.328
Umbanda: 432.001
Um total de 571.329 praticantes.
A resposta a questão proposta acima é facilmente respondida: O número de adeptos da Umbanda é 3,1 vezes maior do que o do Candomblé. (210 %)
Uma questão para nossa observação: Houve uma diminuição de 648.463 para 571.329 ,num montante de 77.134 pessoas. (11,89%)
Se estudarmos com cuidado os dados acima veremos que praticamente todas as Religiões aumentaram seus números absolutos, com exceção da nossa. Porque?
Por que esta diminuição de adeptos, se a população do País aumentou?
Continuando nossa radiografia da Umbanda vejamos algumas informações referentes ao censo de 1991.
Numero de adeptos por estado:

Pela ordem os primeiros estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais totalizam 541.086 ( 83,44%).
Acredito ser uma grande surpresa um estado como Rio Grande do Sul, que possui uma colonização tipicamente Européia se desatacar em terceiro lugar neste Ranking, muito acima por exemplo da Bahia que possui fama de ser a terra dos Orixás.
Chama nossa atenção o número de estados da região Sul e Sudeste, em comparação as demais regiões.
Em relação as áreas Urbanas e Rurais o que temos?
Seguem abaixo dois quadros comparativos entre a religião Católica e a Umbanda/Candomblé (1991):


Enquanto a religião Católica (predominante no país) possui 73,65% dos seus adeptos na área urbana a Umbanda possui 96,36% dos seus fiéis na área urbana, onde podemos concluir sem sombra de dúvidas que a Umbanda é uma religião tipicamente Urbana.
Seguem abaixo os dados referentes a idade e ao sexo dos praticantes:

Percebe-se pela analise do quadro acima que a Umbanda é uma Religião de adultos, sendo a faixa compreendida de 30 a 34 anos é a que possui maior numero de praticantes.Se levarmos em consideração do 1º ao 5º lugar teremos uma faixa etária de 20 a 44 anos (46,75%).
Em relação ao sexo:

Em 1991 tínhamos 57,14% mulheres e 42,86% de homens, uma situação equilibrada com uma pequena diferença a favor das mulheres.
Para finalizar este ensaio queremos chamar a atenção daqueles que realmente estão preocupados com o movimento Umbandista para a questão da diminuição de seus adeptos.
O que está acontecendo com a Umbanda?
Por que seus seguidores se afastaram?
Alguns dirão que a maioria dos Umbandistas não se identificam como Umbandistas e sim como Espíritas.
Será verdade? Ou trata-se de outro mito?
Podemos melhorar a imagem da Umbanda?
Devemos caminhar com nossas próprias pernas, ou ainda devemos nos apegar aos demais tipos de cultos afro-Brasileiros?Ou será que são eles que se apegam a Umbanda?

Este ensaio pode e deve ser divulgado por todos aqueles que quiserem, pedimos somente citarem a fonte.
Nitrix.........
São Paulo, 13/10/2002
fonte: http://geocities.ws/nitrixbr/ensaio04.html

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário