Os tipos de mediunidade

Bom dia esposa e amigos!

Continuando o papo sobre mediunidade...

Existem mais de 100 tipos de mediunidade, aqui citarei apenas os mais comuns. São eles:

  • Intuição: é um tipo de mediunidade onde o médium recebe em seu pensamento, sob a forma de sugestão, mensagens provindas de um espírito. A intuição nem sempre deve ser seguida, a não ser que o médium consiga identificar a entidade que a está intuindo. Essa identificação o médium aprenderá a fazer com o seu desenvolvimento mediúnico, pois cada entidade produz uma sintonia diferente no organismo.
  • Incorporação: é a mediunidade em que o médium sintoniza a vibração da entidade e essa vibração toma conta de todo o seu corpo. A sintonia é mental e pode produzir uma incorporação parcial ou integral. Na incorporação parcial, o médium fica consciente, isto é, ele sabe que está ali, sente, observa, mas não domina o corpo e nem controla o raciocínio. Ao desincorporar, embora tenha sido espectador de si mesmo, perde a noção do tempo e também a noção de muita coisa que se passou. Na incorporação parcial pode haver uma quebra de sintonia ocasional, o que permitirá ao médium interferir na comunicação.Na incorporação integral, o médium fica completamente inconsciente, pois há uma perfeita sintonia com a vibração da entidade. Nesse caso, não existe a possibilidade de interferência, e ao desincorporar, o médium não se lembra de nada do que se passou.
  • Vidência: é o tipo de mediunidade que, quando desenvolvida, permite ao médium ver as entidades. Pode ser de três tipos: direta, intuitiva e focalizada. A direta, o médium pode ver as entidades de quatro maneiras diferentes; na projeção o médium vê apenas um facho de luz, uma coloração que depende da vibração atuante, não vê forma humana e nem identifica a entidade; na parcial o médium percebe uma forma humana ao lado de quem está trabalhando espiritualmente, mas ainda não dá uma perfeita identificação, apenas uma forma, um contorno; no acavalamento o médium vê a entidade por cima dos ombros de outro médium, já percebe se é masculina ou feminina, preto velho, caboclo ou outro falangeiro qualquer, se os cabelos são curtos ou longos, etc... alguns médium com esse tipo de vidência, algumas vezes, relatam que a entidade tem mais de dois metros de altura porque não percebem que a entidade está acima dos ombros do médium produzindo uma falsa sensação de altura; no encamisamento o médium vê a entidade toda, perfeita, isso acontece na incorporação integral, quando a entidade toma conta do corpo todo do médium. Na vidência intuitiva, o médium vê apenas com a mente, ele se concentra e recebe a imagem na mente, por intuição. Na vidência focalizada o médium utiliza algum objeto para para a vidência, como um copo d'água ou um cristal, as imagens aparecem no objeto de vidência.
  • Clarividência: é um tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro. Os clarividentes podem ver os corpos mental e astral de outras pessoas, e tomar conhecimento da vida em outros planos espirituais. É um tipo de mediunidade muito raro de ser encontrado.
  • Audição: o médium ouve uma voz clara e nítida em seus ouvidos, dessa forma recebe as mensagens. Os médiuns auditivos, devem tomar os mesmos cuidados que os intuitivos no que diz respeito a identificação de quem está dando a mensagem.
  • Transporte: é a capacidade de visitar espiritualmente outros lugares, enquanto o corpo físico permanece em repouso, o espírito se desliga do corpo e vai para o espaço. Esse transporte pode ser voluntário ou involuntário. No transporte voluntário, o médium se predispõe a realizá-lo. Ele se concentra e se projeta espiritualmente a outros lugares tomando conhecimento do vê e do que ouve. O transporte involuntário ocorre durante o sono, todos nós nos desligamos do corpo durante o sono e visitamos lugares e pessoas dos quais não nos recordamos quando acordamos.
  • Desdobramento: é um transporte no qual o espírito do médium fica visível a outras pessoas. O corpo físico fica repousando, o espírito se desliga e transporta-se para outros ambiente, e nesse ambiente fica visível.
  • Psicografia: tipo de mediunidade muito comum, pode ser intuitiva, semi-mecânica ou mecânica. É a capacidade de receber comunicações pela escrita. Na psicografia intuitiva, o médium recebe as mensagens na mente e passa para o papel, é pura intuição. Na psicografia semi-mecânica, o médium, a medida que vai escrevendo, vai também tomando conhecimento do que escreve, a entidade atua na mão e na mente do médium. Na psicografia mecânica, o espírito atua somente na mão do médium, que escreve sem tomar conhecimento da mensagem recebida.
  • Psicopictografia: é similar a psicografia, mas ao invés do espírito usar a mão do médium para escrever, usa para pintar.
Esses são os tipos mais comuns de mediunidade. Vou encerrar o post sobre o assunto por aqui, e já vou pensando sobre o que serão os próximos posts sobre a Umbanda.
Um grande abraço a todos!
Saravá!
As informações postadas aqui, foram retiradas de um texto fornecido pela Fraternidade de Umbanda Esotérica Caboclo Pena Branca e Pai Congo de Aruanda.
Links relacionados:
Sintomas da mediunidade
Primeiro post sobre mediunidade

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário